Os Elementos
Quando pensei neste post, veio mais de um milhão de informações que gostaria de apresentar a vocês, porém resolvi tentar ser mais informal e prático!
Como podem perceber, na imagem acima estão retratados os 4 elementos mais difundidos no ocidente, Terra, Água, Ar e Fogo, respectivamente. Mas será mesmo que são só estes quatro?
Bom, as culturas orientais discordam. Para os chineses por exemplo, existem 5 Elementos Básicos, Terra, Água, Fogo, Madeira e Metal.
Mas Erion, eu já ouvi falar no elemento Éter, tem mais isso ainda!? 😲
O Éter, representa o Espírito, por algumas vezes também chamado de Akasha. Seria nossa partícula divina, os Deuses, aquela parcela eterna que há em todas as coisas.
Putz, que confusão. Afinal, quais são os elementos corretos? 😕
É bruxedo, a coisa é bem confusa mesmo, pois no final, ninguém está errado.
Como pagãos, nosso objetivo é nos alinharmos com as forças da natureza, lembram? Por este motivo, conhecer os elementos e suas culturas, também faz parte de nosso crescimento na magia.
O que realmente importa aqui é reconhecermos a força que os elementos possuem, sabermos onde encontrá-los, suas representações e simbologias, e principalmente, como utilizá-los a nosso favor em nossas práticas.
Por uma questão de identificação pessoal, vou me ater aos 4 elementos ocidentais, ok!?
Terra
Ligado a fertilidade, criação, estabilidade, harmonia, solidez. A Terra é a abundância, a prosperidade e a riqueza. Ela é o mais físico dos elementos. Sem a terra a vida como a conhecemos não existiria. Também é a sustentadora das forças da natureza.
A Terra representa o sólido neste plano de existência. O símbolo mais básico da Terra são as rochas. A nível físico representa o nossos corpos, os ossos, músculos, ou seja, os tecidos orgânicos. Emocionalmente está associado a nossa teimosia (sim, tudo culpa da Terra), estabilidade das coisas, a avareza e a ganância. A nível mental está associado a confiança e resistência a mudança.
Ferramentas Mágicas: Pentáculo, pentagrama, imagens, cristais, sal, giz, carvão, ervas, bússola, cordas.
Principais Elementais: Gnomos, Duendes, Dríades, Trolls, Goblins.
Estação: Inverno
Direção: Norte
Parte do dia: Noite
Sentido: Tato
Cor: Verde
Água
Este elemento está ligado a energia feminina, intuição, cura, magia, mente subconsciente e as emoções. Assim como a água é fluída, em constante mutação, também assim são nossas emoções que por ela são regidas (culpa da Água eu ser tão emotivo).
Fora das coisas obviamente ligadas a água (como rios e mares), plantas também estão ligadas a este elemento, pois elas se adaptam ao meio em que estão inseridas, crescem e se movem consoante o Sol e a mudança das estações. Sangue e outros fluídos corporais também são representados por este elemento no nível físico. A nível mental e emocional a água representa a adaptabilidade, a flexibilidade, o magnetismo, a maleabilidade.
Ferramentas Mágicas: Cálice, caldeirão, óleos, espelho.
Principais Elementais: Ondinas, Sereias e Tritões, Nereidas (Ninfas das Águas).
Estação: Outono
Direção: Oeste
Parte do dia: Crepúsculo
Sentido: Paladar
Cor: Azul
Ar
Ligado as ideias, processos mentais, comunicação, movimento, conhecimento, liberdade. É um elemento masculino, seco, expansivo e ativo. É o elemento que se sobressai nas atividades de aprendizagem, onde ponderamos, pensamos e teorizamos.
O Ar representa a respiração. Mental e emocionalmente representa uma “Mente Aberta”, nosso prazer pelo descobrimento do novo, a curiosidade. A diplomacia também é um dos atributos trazidos por este elemento. Além disso pode ser associado a vontade, ao evasivo, a compaixão, a sabedoria e a euforia. Estando ligado diretamente ao movimento e liberdade, ele conduz os impulsos (putz, agi sem pensar... foi por causa do Ar).
Ferramentas Mágicas: Incensos, sino, athame, espada, livros das sombras, pêndulo, cartas e tarot, runas.
Principais Elementais: Silfos e Sílfides, Fadas, Elfos.
Estação: Primavera
Direção: Leste
Parte do dia: Amanhecer
Sentido: Olfato
Cor: Amarelo
Fogo
Ele está ligado à força masculina, ao impulso da vida, paixão, transmutação, força de vontade, sexualidade, conquista, ação, purificação. Representa o fogo sagrado do sexo, a faísca de divindade que brilha dentro de nós e de todas as coisas vivas.
O Fogo representa a energia que move o mundo. Fisicamente representa o nosso metabolismo e o calor corporal. A nível mental e emocional representa as paixões (aquela loucura que durou um momento, é.. foi o Fogo) e o que nos impulsiona adiante. Podendo ser associado a motivação, desejo, intenção, ímpeto, espírito aventureiro, a ira e a raiva.
Ferramentas Mágicas: Bastão, lamparina ou velas, castiçal, pedidos queimados.
Principais Elementais: Salamandras, Dragões, Flamines.
Estação: Verão
Direção: Sul
Parte do dia: Meio-dia
Sentido: Visão
Cor: Vermelho
**Uma notinha rápida: sobre os elementos Terra e Fogo, há alguns pagãos que invertem suas posições cardeais, ficando assim o Fogo ao Norte e a Terra ao Sul. Estas pessoas fazem isto por entenderem que no Brasil, a energia mais quente é voltada para o Norte (a Linha do Equador), e o Sul sendo a parte mais fria, representaria a Terra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário