O Paganismo não é uma religião única, mas um termo que engloba todas as religiões que se baseiam no culto à Terra, à Natureza, às divindades naturais.
O termo pagão foi generalizado a todos aqueles que não fossem batizados, mas o fato é que o significado do termo é bem mais profundo. Pagão vem do latim pagus ou paganus, que significa, basicamente, “morador do campo” ou “aquele que vive no campo”. Isso porque os povos do campo celebravam as colheitas e os ciclos da Terra, tinham sua religiosidade própria; não eram cristãos.
Esse foi o termo utilizado pelos cristãos para denominar as pessoas que praticavam os ritos ligados à Natureza. Assim, quando alguém se diz pagão ou neo-pagão, está dizendo que sua religiosidade está ligada ao conceito que tem de sacralidade a Terra, e não que é contra o cristianismo ou é satanista. Aliás, Satanismo nada tem a ver com Bruxaria, a não ser por definições pejorativas e cristãs.
Mas onde a Bruxaria e a Wicca se encaixam?
Bom inicialmente, precisamos esclarecer alguns pontos:
1 - Nem todo Pagão é Bruxo ou Wiccano;
2 - Bruxos não são necessariamente Wiccanos;
3 - Bruxos e Wiccanos são Pagãos;
4 - E por fim Wiccanos são Bruxos.
Retomando um pouco o que foi dito acima, o Paganismo engloba todas as religiões e práticas voltadas para o culto à Terra, ou seja, nele se englobam a Bruxaria, o Xamanismo, o Druidismo, etc, e também a Wicca. Assim sendo, todo Bruxo ou Wiccano é essencialmente Pagão.
O que confunde muitas vezes é a o fato de alguns Bruxos, não se dizerem Wiccanos, pois muito bem, eles realmente podem não o ser.
A Wicca é uma religião, que possui suas práticas e seus dogmas, como a obrigatoriedade na celebração da Roda do Ano composta pelos 8 Sabás e 13 Esbats; o culto a Deusa e ao Deus, e a invocação dos quatro guardiões (representantes dos quatro elementos), por fim, eles tem uma lista extensa que rege suas práticas mágicas, direta ou indiretamente. Todas estas práticas e vivências fazem com que os Wiccanos sejam Bruxos.
Já andando ali do ladinho temos a Bruxaria, sendo ela uma vivência mágica, uma filosofia e não uma religião propriamente dita.
Um Bruxo pode celebrar a Roda do Ano difundida pela Wicca, mas também pode ter a sua própria, ou até mesmo uma outra com a qual se identifique, como a Roda do Ano Egípcia, que se baseava nas cheias do Nilo.
Um Bruxo, pode trilhar seu caminho sem ao menos fazer um único feitiço durante a vida toda, apenas utilizando-se da adoração à Natureza. Eles podem não cultuar uma deidade, ou podem cultuar várias. Mas como Pagãos, o culto à Terra faz parte de seu caminho.
Por fim, Bruxos podem transitar entre diversas vertentes, adaptando outras práticas a sua vida, construindo assim um processo novo de experiências próprias e sem precedentes.
Espero que eu tenha conseguido me expressar ao menos minimamente a fim de auxiliá-los na diferenciação entre Paganismo, Bruxaria e Wicca.
Bênçãos dos Deuses!
)O(
Adorei o post, muito elucidativo, gratidão!
ResponderExcluir