Litha - Comemorando o Verão


Os jardins estão florescendo, e o verão está em pleno andamento. Também chamado Litha, este Sabbat celebra o solstício de verão, homenageando o dia mais longo do ano.

Geralmente celebrado entre os dias 21 e 23 de Dezembro no hemisfério sul, e 21 e 23 de Junho no hemisfério norte, esse é período em que celebramos a abundância, a luz, a alegria, o calor e o brilho da vida proporcionados pelo Sol.

Agora o Deus Sol chegou ao seu pico de poder. Ele é um adulto e tornou-se Pai, devido a sua união com a Deusa em Beltane. Em toda a sua plenitude e poder ele traz o calor do Verão e a promessa total de fertilização do solo, dos grãos, para que haja uma colheita farta e abundante.

Dependendo do seu caminho espiritual individual, existem muitas maneiras diferentes de celebrar Litha, mas o foco é quase sempre em celebrar o poder do sol. É a época do ano em que as colheitas estão crescendo calorosamente e a terra se aqueceu. Podemos passar longas tardes ensolaradas, desfrutar do ar livre e da natureza sob longas horas de luz do dia.

Correspondências de Litha:

  • Cores: laranja, amarelo, verde, azul, branco.
  • Deuses: todos os Deuses Solares e Deusas da fertilidade.
  • Ervas: sálvia, menta, basílico, cebolinha, salsa, alecrim, tomilho, hissopo, madressilva, urze vermelha, urze branca, lavanda, samambaia, visco, verbena, musgo, íris, sorveira, carvalho, abeto, pinheiro, sementes de anis, aveleira.
  • Pedras: rubi, diamante, conchas do mar, quartzo branco, âmbar, citrino, olhos-de-gato, topázio amarelo, turmalina amarela, peridoto, cornalina, calcita.
  • Comidas e Bebidas: Frutas frescas, vegetais frescos, patê de ervas, pães de cereais, vinho, suco, cerveja e água.



Fazendo uma Roda Solar:

A Roda Solar é utilizada desde tempos remotos como símbolos do Sol. É especialmente feita em Litha para representar o apogeu do Sol e colocada na Natureza como oferenda aos elementais ou pendurada em nossa casa como um amuleto de proteção.

Para fazer uma Roda Solar você vai precisar de:
* Galhos e ramos maleáveis
* Fitas e símbolos mágicos relacionados à proteção

Entrelace os ramos maleáveis fazendo uma circunferência. No interior dessa circunferência estabeleça uma linha vertical, utilizando mais galhos e ramos.

Faça uma linha horizontal, cruzando a vertical, formando assim uma cruz de braços iguais dentro da circunferência.

Enfeite sua Roda Solar com as fitas e os símbolos escolhidos.

Pendure-a em uma árvore, numa porta ou parede de sua casa, enquanto diz:

Pela Terra e pelo Ar,
Pelo Fogo e pela Água,
Esta Roda Solar será pendurada.
Que ela possa me proteger e todo o mal afastar
E que a Deusa e o Deus possam me abençoar.
Pela força e pela Magia e pelos poderes das Graças,
Que assim seja e que assim se faça!














Sugestão de Ritual de Litha:

Você deve fazer este ritual fora, se possível, para que você possa aproveitar a luz do sol e a energia.


Você precisará dos seguintes itens:

  • Uma vela maior para representar o sol (pode ser branca, laranja, amarela ou dourada)
  • Uma vela individual para cada participante (no caso de grupo)

**Além disso, certifique-se de decorar o seu altar com símbolos da temporada - símbolos solares, flores frescas, etc.

Se sua tradição exige que você trace um círculo, vá em frente e faça isso primeiro.

Tome um momento para focar-se. Aqueça-se nos raios do sol, sentindo seu calor em seu rosto, e acolha o seu poder.

A pessoa que está conduzindo o ritual - para a facilitar chamarei essa pessoa de Celebrante ao invés de Sacerdotisa ou Sacerdote - deve estar no altar.

Celebrante:
Estamos aqui hoje para celebrar o poder e a energia do sol. O sol é a fonte de calor e luz ao redor do mundo. Hoje, em Litha, o solstício de verão, marcamos o dia mais longo do ano. De Yule até este dia, o sol tem se movido cada vez mais perto da terra. As flores estão florescendo, as colheitas estão crescendo, e a vida retornou mais uma vez. Hoje honramos os deuses e deusas do sol.

O Celebrante acende a vela do sol no altar.

Celebrante:
O sol é a fonte final de fogo e luz. Como todas as fontes de luz, o sol brilha intensamente e se espalha pelo mundo. Mesmo quando ela dá sua luz e poder a cada um de nós, ela nunca é diminuída pela partilha dessa energia. O sol passa sobre nós todos os dias, no interminável círculo de luz. Hoje, compartilhamos essa luz uns com os outros, passando-a ao redor do círculo, formando um anel de luz.

Usando a vela do sol, o Celebrante acende sua própria vela, e gira para a próxima pessoa no círculo. Enquanto ela acende a vela da próxima pessoa, ela diz: Que você seja aquecido e rejuvenescido pela luz do sol.

A segunda pessoa se volta para a terceira, acendendo a vela e passando a bênção. Continuando até a última vela no círculo ter sido acesa, retornando de volta para o Celebrante.

Lembre-se, esta é uma celebração alegre - sinta-se livre para incluir dança, palmas, música ou até mesmo um círculo de tambor como você desfrutar do poder do sol!

Como cada pessoa no grupo detém sua vela acesa, o Celebrante chama os deuses e deusas do sol. Sinta-se livre para adicionar ou substituir diferentes divindades solares conforme sua tradição ou necessidades exigirem.

Celebrante:
Deuses que nos trazem luz, nós os honramos!
Salve, Rá, cujo carro poderoso nos traz luz todas as manhãs!
Salve, Apollo, que nos traz as energias de cura do sol!
Salve, Saule, cuja fertilidade floresce à medida que o sol ganha força!
Salve, Helios, cujos grandes corcéis cruzam em chamas pelo céu!
Salve, Héstia, cuja chama sagrada ilumina o nosso caminho na escuridão!
Salve, Sunna, que é irmã da lua, e portadora de luz!

Chamamos vocês hoje, agradecendo por suas bênçãos, aceitando seus dons.
Exaltamos sua força, sua energia, sua luz curativa e seu poder de dar vida!
Salve a vocês, poderosos deuses e deusas do sol!

Cada membro do grupo deve agora colocar suas velas no altar, cercando a vela do sol.

Celebrante:
O sol irradia para fora, nunca morrendo, nunca desaparecendo. A luz e o calor de hoje permanecerão conosco, mesmo quando os dias começam a ficar mais curtos, e as noites ficam frias mais uma vez. Salve, deuses do sol!

Convide todos a tomar o calor do sol mais uma vez, e quando você tiver terminado, termine o ritual como faria normalmente.


BÊNÇÃOS DOS DEUSES E FELIZ LITHA!!! 🌹🌞🌻


Nenhum comentário:

Postar um comentário