Beltane, Beltain ou Bealtaine é um festival celta, ainda comemorado nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera, ou o Dia de Maio, mas que originalmente marcava o início do Verão. No hemisfério norte é celebrado em 1 de Maio, e em 31 de Outubro no hemisfério sul. Ele começa oficialmente no início da lua na véspera de maio no hemisfério norte e marca o início do terceiro quarto ou segunda metade do antigo ano celta.
Beltane honra a vida. Representa o pico da primavera e o início do verão. As energias terrestres são mais fortes e mais ativas. Toda a vida está cheia de fertilidade potente e neste momento da Roda do Ano, o potencial torna-se a concepção.
Oposto ao festival Samhain, o Beltane é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos, e toda sua energia e luz.
Copyright Martin McCarthy - Beltane Fire Society. Direitos Reservados. |
Este é um feriado da União - tanto entre os Deuses, quanto entre homem e mulher. Handfastings (casamentos pagãos) são tradicionais neste momento. É um momento de fertilidade e colheita, o tempo para colher a riqueza das sementes que semeamos.
As celebrações incluem o trança dos cabelos (para homenagear a união do homem e da mulher, e Deusa e Deus), circulando o Maypole pela fertilidade e pulando o fogo de Beltane pela sorte. Beltane é um dos Sabaths Maiores. Celebramos a sexualidade (algo que nós vemos como santo e intrínseco a nós como seres sagrados), celebramos a vida e a unidade que a promove.
Os mitos de Beltane afirmam que o jovem Deus floresceu na masculinidade, e a Deusa o levou como seu amante.
Beltane é a estação da vida amadurecida e do amor profundo. Este é o momento de votos, entrega e compromisso. O Senhor e a sua Senhora, tendo chegado à maturidade, se juntam em “Perfect Love and Perfect Trust” (Perfeito Amor e Perfeita Confiança) para celebrar a alegria de sua união.
As flores e a vegetação simbolizam a Deusa e o Maypole representa o Deus. Beltane marca o retorno da vitalidade e da paixão do verão. Outro ponto focal comum dos rituais de Beltane é o caldeirão, que representa a Deusa. A deusa galesa Creiddylad está conectada com Beltane, muitas vezes chamada de Rainha de Maio, era uma Deusa de flores e amor de verão.
Ervas típicas:
Amêndoa. Angélica, Freixo, Margarida, olíbano, Hera, Mal-me-quer.Comidas típicas:
Alimentos vindos ou derivados do Leite, Creme de cravo-de-defunto, Sorvetes de baunilha, bolos de aveia.
A receita a seguir, é uma ótima opção para servir em um festival ou ritual de Beltane.
Vinho de Beltane
Ingredientes:
1 Garrafa de vinha tinto suave (doce)
2 xícaras de morangos picados
5 cravos da índia.
Modo de preparo:
Em uma tigela ou jarra, despeje o vinho e acrescente os morangos e os cravos da índia. Deixe descansar tampado pra não cair sujeiras, por 12 horas, ou seja, se for servir a noite faça de manhã, e a noite já estará bom. Ah! sirva gelado.
Oração de Beltane
Ó Deusa Mãe, Rainha da noite e da Terra;
Ó Deus Pai, Rei do dia e das florestas,
Eu celebro sua união enquanto a natureza se alegra num ruidoso banho de cor e vida.
De sua união surgirá a vida renovada;
Uma profusão de criaturas vivas cobrirá a terra,
E os ventos soprarão puros e doces.
Ó Antigos, eu celebro com vocês!!
Dessa forma querendo festejar esta noite encantada de Beltane, acenda uma vela simbolizando o Sol, colha flores para simbolizar a fertilidade, e recite poemas em homenagem ao Deus e a Deusa.
Se for possível, passe a noite em claro e veja o amanhecer…
Sinta a grandeza e exuberância da Natureza, e de como a Vida é fértil e perfeita.
Bênçãos dos Deuses a todos!
)O(
Nenhum comentário:
Postar um comentário