Os Deuses Antigos

Quando iniciamos no paganismo nos deparamos com os chamados Deuses Antigos. Mas quem eles são? De onde veio esta concepção de que existem dois? Porque uma Deusa e um Deus?

Estas são algumas dúvidas que temos ao iniciar nossa descoberta mágica, afinal, muitos de nós vivemos anos sobre a máxima de um deus único trazido pela cultura judaico-cristã.
Mas então parabéns por ter chegado até aqui, você acaba de descobrir que há muito mais a ser aprendido em sua jornada.


Os Deuses estão entre nós há muitas eras, antes mesmo do mundo ser o que conhecemos hoje. Alguns conceitos os tratam inicialmente como sendo energias bipolarizadas, masculino e feminino, vivendo sempre em comunhão, assim como em toda a natureza reconhecemos a dualidade destas energias.

No paganismo como um todo busca-se o equilíbrio, por este motivo reconhecer em si e no universo a dualidade faz parte de nosso aprendizado, além de manter o balanço necessário para nossas práticas.

Entretanto, vale a pena ressaltar, que por não haver dogmas fixos muitos bruxos cultuam diferentes deuses, que nada mais são do que facetas dos primeiros, e ainda há aqueles que por não se sentirem confortáveis apenas cultuam a natureza como um todo, fazendo o uso de práticas naturais sem invocações a deusas e deuses específicos.

Algumas práticas e crenças subdividem os Deuses sobre três aspectos distintos, representando os ciclos da vida. Esta subdivisão gera a identificação Deusa Tríplice e Deus Tríplice.


Mas daí você leu até aqui e se perguntou... Tá, mas tem problema eu não cultuar nenhum deus?

Claro que não! Indiferentemente de sua identificação, ou desejo de cultuar uma faceta distinta, ou identificá-los apenas como Os Deuses, a natureza, o que importa são suas intenções em honrar os caminhos antigos.

Faça seus feitiços, estude, aprenda, erre, corrija e acerte.

A vida mágica ocorre assim, por meio do aprendizado constante, e com certeza os deuses não ficarão bravos por você não cultuá-los diretamente.

Cada um possui um ritmo de vida e de evolução, talvez nesta existência para você baste uma prática natural, talvez daqui alguns anos você desperte o interesse em cultuar um deus e uma deusa específicos. O importante é você sentir o seu caminho, e trilhá-lo respeitosamente.

Bênçãos a todos!
)O(



      
           Ficou com dúvida?
Coloca nos comentários do post!

Um comentário:

  1. Muito obrigada! Até agora foi a melhor informação que li sobre bruxaria! Identifico me inteiramente com o que li!
    Faz me sentido! Sinto que é um relembrar... Excelente!
    Muito grata!
    Maga que

    ResponderExcluir