A Deusa

Por muitas vezes associada a Lua e também a Terra, a Deusa representa o Sagrado Feminino, sendo ela ligada diretamente a fertilidade, a intuição e as emoções.

Ela é a aquela que nos nutre, que nos guia e nos acolhe, como mãe, mas também é aquela que nos ensina sobre as perdas, as escolhas e suas consequências.

A Deusa possui três facetas sendo assim chamada de Deusa Tríplice. Suas facetas são denominadas Donzela, Mãe e Anciã, representando assim o ciclo natural de vida e aprendizado. Estas faces são associadas as fases da lua respectivamente Crescente, Cheia e Minguante.

Em diversas culturas a deusa possui nomes e facetas diferentes, sendo por muitas vezes chamada de Ártemis, Cerridwen, Afrodite, Astarte, Diana, Hécate, Deméter e Kali. Cada uma com uma faceta diferente da outra, uma personalidade e uma representação, mas todas derivações de uma energia única.



    A Donzela

Este é o aspecto virginal, onde a Deusa está crescendo e ficando mais forte até atingir seu ápice no seu aspecto de Mãe.

Ela é dotada de grande energia e vitalidade, pura e independente, aprendendo os mistérios da vida e descobrindo o mundo. Nesta fase ela descobre o sangramento da vida (a menstruação), e assim se maravilha com seu poder de criação da vida.

Neste aspecto a Deusa muitas vezes é identificada como uma caçadora, explorando as verdejantes florestas, deleitando-se com natureza, sendo a Primavera a estação correspondente a ela.
Algumas de suas representações são Perséfone, Blodewedd, Ártemis e Selene.




    A Mãe

Associada à Lua Cheia, representando a fertilidade da terra, as colheitas e o acolhimento materno. Neste momento a Deusa é plena, carregando a vida gerada por meio da união sagrada com seu oposto, seus dons estão mais fortes, sua intuição, seu desenvolvimento emocional e psíquico.

Por estar em seu ápice, assim como a Lua Cheia, a irradiação de sua força é vista na natureza por meio do poder lunar. Ervas colhidas em luas cheias possuem mais energia, bem como feitiços realizados nesta época ganham maior potência, sendo um momento favorável para buscar prosperidade.

Nesta face de mãe e nutridora, sua estação é o Verão, ela recebe a identificação de algumas desusas como Deméter, Gaia, Ísis, Lakshimi, Inanna e Danu, e claro que não somente estas, mas muitas outras de culturas diversas que foram cultuadas através das eras.




    A Anciã

Esse é o momento da Mulher Sábia, aquela que não mais sangra, mas guarda o poder para si. É a Deusa em sua face Anciã, esbanjando a sabedoria colhida em toda sua trajetória de vida, sua paciência é maior, sendo ela a mestra da magia e da renovação. O único conhecimento que ainda lhe falta é o da morte, que ela alcançará por meio do deus.

A Lua Minguante representa esta fase, sendo ela propícia para dispersar as energias, por meio de banimentos. Uma época também para partilhar os conhecimentos e os resultados obtidos na Lua Cheia. Aqui o que não ocorreu não ocorrerá mais, sua força já não é forte o suficiente. As preocupações não possuem mais lugar em sua vida, portanto é tempo de solucionar situações não resolvidas.

As estações que representam a Anciã, são o Outono e o Inverno, sendo estes o findar para o recomeço de um novo ciclo. As principais deusas que a representam são: Cerridwen, Hécate, Morrighan e Kali.





      
           Ficou com dúvida?
Coloca nos comentários do post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário