O Deus

Nem sempre enfatizado, o que eu particularmente acho um descaso, assim como a Deusa, o Deus também possui sua faceta tríplice, o Sagrado Masculino também existe, e conectar-se com ele é de grande importância para a manutenção do equilíbrio a muito esquecido pela humanidade.

Como bruxo e pagão, acredito na dualidade, nas energias positiva e negativa, masculino e feminino, ambos com sua relevância na manutenção cósmica.

Sendo o Deus identificado muitas vezes  com Sol e com o Fogo, é dotado de força, virilidade e outras qualidades masculinas. Ele possui em suas facetas o Cornífero, o Green Man ou Homem Verde, e o Ancião, cada qual representando a relação de formação do homem e seu ciclo de vida.

Assim como a Deusa, ele também possui diversos nomes e personalidades distintas entre várias culturas antigas, como Apolo na Grécia, Hórus e Anúbis no Egito, Llyr na Gália, e Thor dos Nórdicos.




    O Cornífero

Conhecido também como o Deus da Fertilidade, da Morte e do Renascimento, Doador da Vida. O Cornífero sempre foi o símbolo maior do Divino Masculino.

Neste aspecto o Deus não é somente o jovem caçador, mas também é identificado como a própria caça, o animal do sacrifício para que possamos sobreviver, mas acima de tudo ele é uma força da natureza.

Neste momento jovem e viril, o Deus compartilha dos prazeres da terra, sua tenra idade lhe dá a força, e seu poder sexual emana por todos os cantos da natureza, é neste momento que ele conhece sua contraparte, a Deusa em seu aspecto Donzela, e assim como ela, ele está descobrindo-se e deleitando-se dos benefícios de sua juventude.
Pode ser reconhecido como Cernunnos, Pã, Hórus e Indra




    O Green Man

Habitante das verdejantes florestas, ele é o amante da Deusa, sua faceta é a de Pai, acolhedor, mas forte, com muitos anos de celebração pela frente, o representante da natureza abundante.

Ele é o mestre da natureza, nos trazendo alegria e felicidade. O senhor das colheitas e da agricultura, estando diretamente ligado ao êxtase da vida, estando no ápice da sua energia de fertilidade.

É neste momento, que o Deus fertiliza sua consorte, tornando possível o renascimento da terra após sua morte. Alguns deuses associados à ele são Zeus, Odin, Ganesha e Osíris.




    O Ancião

O Ancião é a última face do Deus, sendo ele a personificação do conhecimento acumulado, o grande senhor da magia e da morte, aquele que conhece todos os segredos do universo.

Sob esta faceta é ele que conduz os espíritos ao Outro Mundo, onde em breve, ele mesmo fará sua jornada reconhecendo a importância da morte como decorrência da vida. Representa o elo entre o céu e a terra, o sólido e o etéreo.

Neste momento de sua vida o Deus segue seus caminhos com cuidado, sabendo que estes podem ser traiçoeiros, afinal ele é a personificação do conhecimento, dos mistérios que só a experiência pode proporcionar.

É a ele quem devemos recorrer nas dificuldades, buscando conselhos e meios de nos livrarmos das armadilhas que nossos inimigos possam criar. Ele nos auxilia com todo seu conhecimento a anularmos qualquer tipo de malefício.

Dagda, Anúbis, Cronos e Oxalá, são algumas das personificações desta faceta do Deus.





     
           Ficou com dúvida?
Coloca nos comentários do post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário