A palavra Yule (pronuncia-se “iúle”) provavelmente vem da palavra escandinava “iul”, que significa “roda”. Sua data não é fixa, pois depende das correspondências astrológicas e climáticas de cada ano. No hemisfério sul, ocorre sempre por volta de 21 de junho, e no hemisfério norte por volta de 21 de dezembro.
Esse é o Solstício de Inverno, a noite mais longa do Ano. É quando a Deusa dá à luz seu novo filho, o Deus renovado e forte, ainda bebê.
Muitos pagãos celebram Yule como o festival da luz, que comemora a Deusa como Mãe que dá nascimento ao Deus sol, a Criança da Promessa.
É importante notar que no hemisfério norte o Yule é comemorado na mesma época do Natal, e que tem significado muito parecido com o feriado cristão: o nascimento do Deus menino, filho de um Deus maior, aquele que trará a esperança à Terra.
Nesta época o Deus é reverenciado como criança prometida, simbolizam a continuação da vida e a promessa de uma ano vindouro. Em Yule é tempo de reencontrarmos nossas esperanças, pedindo para que os Deuses rejuvenesçam nossos corações, nos dêem forças para nos libertarmos das coisas antigas e desgastadas. É hora de descobrirmos a criança dentro de nós e renascermos com sua pureza e alegria.
A tradição da Tora de Yule, perseverou até os dias atuais entre os pagãos, na qual consiste fazer três buracos ao longo de um pequeno tronco e colocar três velas em cada buraco, uma branca, uma vermelha e uma preta para simbolizar a Deusa , ou então uma vela vermelha, uma verde e outra branca, representando o Inverno, ou ainda, verde, dourada e preta representando o Deus. A Tora de Yule também é decorada com azevinho sempre verde para simbolizar a união dos Deuses.
Eu particularmente prefiro a versão da imagem, Verde do Deus, Branco do Inverno e Vermelho da Deusa, pois acredito que fica mais "completo" 😆, mas tudo é uma questão de identificação!
Para os celtas, celebrar o Solstício de Inverno era o mesmo que reafirmar a continuação da vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera.
Cores: vermelho, verde, dourado e branco.
Ervas: alecrim, hibisco, cedro, louro.
Pedras: rubi, granada, olho de gato.
Atividades
– Decorar a árvore de Yule;
– Tocar sinos para homenagear as fadas;
– Colocar guirlandas na porta de casa;
– Espalhar hibiscos pela casa;
– Colher folhas verdes e queimá-las em Imbolc;
– Fazer uma boneca de milho;
– Fazer a Tora de Yule.
Comidas e Bebidas
– Bolos de frutas;
– Nozes;
– Pães;
– Vinho quente e normal;
– Maçãs;
– Doce de abóbora.
Feliz Yule, e que a luz do Deus cresça forte dentro de todos nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário